Terapia da fala


A terapia da fala e as crianças

A terapia da fala é a especialidade indicada para detetar, avaliar, diagnosticar e intervir nos diferentes desafios que possam surgir durante o desenvolvimento da comunicação de uma criança. Não há uma idade definida para procurar um terapeuta da fala. Podemos recorrer a este profissional em qualquer altura do desenvolvimento, de modo a que este possa esclarecê-lo acerca do que é saudável do que é patológico e ajudá-lo, se for caso disso, a encontrar soluções para compreender e solucionar o desafio em questão. O primeiro passo, antes de iniciar qualquer tratamento, é efetuar uma avaliação que possa esclarecer sobre se o nível de desenvolvimento da comunicação, linguagem ou fala da criança é ou não adequado à idade. Para isto, o terapeuta da fala recorre a testes percetivos e/ou instrumentais e recolhe informação junto dos pais e educadores/professores. O tipo e frequência do tratamento é determinado com base no quadro clínico apresentado pela criança. As consultas são individuais, lúdicas e didáticas.
A intervenção precoce é crucial na prevenção de problemas que podem comprometer uma aprendizagem saudável. De facto, quando mais antecipadamente se iniciar a intervenção, mais rápido e eficaz é o tratamento. Para além desse fator, a colaboração ativa dos pais no processo de reabilitação e idealmente também dos educadores e professores é crucial para um tratamento com resultados céleres e duradouros.
Assim, importa estar atento aos sinais que a criança apresenta, sendo para isso importante que os pais procurem estar informados acerca do normal desenvolvimento da comunicação, linguagem ou fala da criança, nas diferentes idades.

Escrito por: Drª. Tânia Martins Duarte

Consulta

1ª consulta de avaliação – 60€
Restantes consultas- 35€

Drª. Tania Martins Duarte

Marque já a sua consulta

Copyright by Global_Mind 2018. All rights reserved.