Psicologia Educacional


Saiba quais são as áreas de intervenção neste âmbito da Psicologia, qual o seu objeto de estudo e em que medida pode ajudá-lo a si e ao seu filho.
A psicologia educacional debruça-se sobre a compreensão e o estudo dos processos de ensino-aprendizagem do indivíduo nos vários contextos educacionais, sejam eles formais, como a escola e o trabalho, ou informais como o seio familiar e as relações sociais.
Sendo que a aprendizagem ocorre ao longo da vida, a psicologia educacional intervém nas várias faixas etárias, onde tem como objetivo principal a promoção e o desenvolvimento da autonomia das crianças, jovens e adultos nos seus processos de aprendizagem.
Um psicólogo educacional vai, em conjunto com o cliente, procurar respostas a situações de dificuldades de aprendizagem e/ou de insucesso escolar. Como? Através do desenvolvimento de ferramentas e estratégias teórica e cientificamente estudadas que, possibilitem ultrapassar obstáculos aos seus processos de aprendizagem e, consequentemente promover o sucesso académico e profissional, bem como o bem-estar psicológico e socio-emocional do indivíduo. Assim, a avaliação e intervenção na Psicologia Educacional estão intrinsecamente associadas às áreas da Leitura, Escrita, Raciocínio Lógico-matemático, estimulação Cognitiva, ao treino da Atenção/Concentração, otimização das Técnicas e Métodos de Estudo, a Motivação e Envolvimento nas Aprendizagens e o apoio nas Transições de Ciclos escolares e/ou de vida.
Procure um profissional para o ajudar e orientar com algumas destas situações:
– Dificuldades na aquisição do processo da leitura e escrita;
– Dificuldades na aritmética e raciocínio lógico-matemático;
– Funções de atenção/concentração/memória;
– Insucesso escolar generalizado;
– Se considera que o rendimento escolar atual do seu filho não reflete as suas reais aptidões;
– Dificuldades na organização, planeamento e métodos de estudo;
– Dificuldades em tomadas de decisão no âmbito vocacional (Orientação Vocacional).
Se o seu filho apresenta sinais de frustração ou desmotivação pelas suas aprendizagens, talvez ele esteja a debater-se com alguma dificuldade de aprendizagem. Uma identificação precoce pode evitar um desgaste psicológico e emocional para todos.

Fale connosco


Disponibilidade para consulta:
2ªFeira – das 15:30 às 18:00
4ªFeira – das 9:00 às 13:00
5ªFeira – das 9:00 às 19:00

Consulta

Preço da 1ª consulta – 45€
Preço das restantes consultas – 35€

Marque já a sua consulta
[mc4wp_form id="1806"]

Copyright by Global_Mind 2018. All rights reserved.