Psicologia Clínica, Adolescentes e Adultos


Enquanto ciência, a Psicologia pode ser definida, em sentido lato, como a tentativa de compreensão dos fenómenos e processos mentais do Homem, com o objetivo último de lhe garantir o equilíbrio necessário para fazer face às exigências da sua vida e desenvolver-se de forma adaptada. A intervenção da psicologia é vasta. Entre as funções do psicólogo estão a realização de avaliações psicológicas, que conduzem à elaboração de psicodiagnósticos e o acompanhamento psicológico/psicoterapêutico, que visa em conjunto com o paciente, encontrar estratégias de intervenção psicológica para diminuir, aliviar, e até extinguir o seu sofrimento, de modo a restabelecer o bem-estar e o equilíbrio emocional. Da primeira infância à velhice, os psicólogos especializam – se em problemáticas e várias faixas etárias. Pertencem a uma ordem profissional que regula a sua atividade, lhes confere a competência e idoneidade para o seu exercício e á qual os utentes podem recorrer em situações de má prática.

A consulta de psicologia clinica de adolescentes e adultos, tal como o nome indica, debruça-se, essencialmente, sobre problemáticas nestas fases do desenvolvimento humano.

Adolescentes

A adolescência inicia-se com as mudanças corporais da puberdade e termina quando se consolida o crescimento e a personalidade. Progressivamente vai- se obtendo independência económica e integração no grupo social. Segundo a OMS a adolescência situa-se entre os 10 e os 19 anos

Este período poderá revelar-se como uma fase do desenvolvimento humano particularmente difícil, quer para o adolescente, quer para os seus pais. Não são raras as situações de conflito pela incapacidade dos pais em compreender e gerir as mudanças comportamentais dos seus filhos e estes a sentirem dificuldade em equilibrar a sua dependência dos pais com a extrema vontade de obterem a sua independência. Sentimentos de insegurança, angústia e duvidas refletem- se, também, na interação com os pares.

É uma fase de procura de identidade, questionamento, desafio de regras e limites e consequente conflito psíquico que, por vezes leva a necessidade de procura de ajuda profissional, nomeadamente nas situações em que se apura:

Depressão ou estados depressivos; Baixa auto-estima; Desinteresse/Isolamento; Ansiedade/Medos;

Perturbações do comportamento alimentar (Anorexia/Bulimia/Obesidade); Dificuldades sentidas com o corpo e a imagem corporal; Comportamentos de risco e/ou auto  agressivo; Bullying; Ataques de pânico; Situações de luto e perda.

ADULTOS

Os psicólogos são procurados pela população adulta quando se apresenta a necessidade de, num espaço seguro e com um profissional habilitado, partilhar sentimentos, angústias e medos. A Psicologia Clinicam permite a criação de novas e melhores estratégias para a gestão do stress do quotidiano, autoconhecimento e melhoria de estados afetivos com impacto, positivo, no relacionamento com os outros.

As razões pelas quais não se procura ajuda podem ser variadas e, algumas, alicerçadas em preconceitos. Desde a ideia de que é um sinal de fraqueza, que quem procura é “doido”, que somos capazes sozinhos ou, ainda, que o tempo acabará por resolver a situação. A experiencia diz-nos que nem sempre isso é possível.

Quem procura ajuda percebe que os seus recursos não são suficientes e já se encontra desgastado. Falar abertamente sobre emoções e comportamentos desajustados vai contribuir para reencontrar o equilíbrio psíquico.

Entre outras problemáticas, a intervenção psicológica em adultos, tem sido eficaz quando se apura:

Depressão, estados depressivos;  Distúrbios de personalidade;  Perturbações emocionais;  Dificuldades relacionais; Perturbações obsessivas/rituais/complusões; Perturbações de ansiedade; Ataques de pânico;  Fobias; Stress pós-traumático;  Problemas de adaptação a uma situação de crise;  Baixa auto-estima;  Luto e perda.



Desconto direto nas consultas de Psicologia Clínica, adolescentes, adultos e seniores;  apenas mediante apresentação de Cartão Multicare válido.

Consulta

 Consulta – 50€

Drª. Emília Lucas

Marque já a sua consulta

Newsletter

Copyright by Global_Mind 2018. All rights reserved.