Psicologia Clínica, Adolescentes e Adultos


Enquanto ciência, a Psicologia pode ser definida, em sentido lato, como a tentativa de compreensão dos fenómenos e processos mentais do Homem, com o objetivo último de lhe garantir o equilíbrio necessário para fazer face às exigências da sua vida e desenvolver-se de forma adaptada.
A Psicologia Clínica tem por objeto o estudo subjetivo dos sentimentos, das emoções, dos estados interiores mas também o estudo objetivo do conjunto dos fenómenos mentais e das leis que os regem.
É o ramo da psicologia que tem como objetivo a compreensão da pessoa na sua totalidade, na sua singularidade, em situação e em evolução, considerando-a como um ser único, singular, não semelhante a qualquer outra – o trabalho da Psicologia Clínica incide, por um lado, na intervenção em Psicopatologia (diagnóstico e acompanhamento) e, por outro, na promoção da Saúde Mental (numa perspetiva de prevenção).
Uma das principais funções do psicólogo é a realização de avaliações psicológicas, que conduzem à elaboração de psicodiagnósticos diferenciais, de estudos da estrutura da personalidade, da deterioração mental, bem à compreensão do funcionamento mental global da pessoa. Estas avaliações psicológicas têm como objetivo principal despistar qualquer indício psicopatológico.
Outra das funções é o acompanhamento psicológico/psicoterapêutico, em que o psicólogo adota essencialmente uma postura de suporte e contenção, procurando igualmente criar, em conjunto com a pessoa, estratégias de intervenção psicológica para diminuir, aliviar, e até extinguir o sofrimento da pessoa, de modo a restabelecer o bem-estar e o equilíbrio emocional.
Os destinatários de uma consulta de Psicologia Clínica são, à partida, todo e qualquer “indivíduo psíquico”, não obstante os circunstancialismos e as peculiaridades da fase do ciclo vital que atravessam, da primeira infância à velhice, bem como os motivos da sua perturbação ou sofrimento e/ou sintomatologia que apresentam, naturalmente diferentes de sujeito para sujeito e dotados de um sentido próprio para cada indivíduo.

Consulta

1ª Consulta – 50€
Restantes consultas – 40€

Drª. Emília Lucas

Marque já a sua consulta

Copyright by Global_Mind 2018. All rights reserved.