Neuropsicologia Adultos

Avaliação Neuropsicológica


A Neuropsicologia Clínica (do adulto) é uma área de especialização da psicologia clínica que avalia e reabilita doentes que tenham sofrido lesões cerebrais (ex. Acidentes Vasculares Cerebrais e Traumatismos crânio-encefálicos) ou que apresentem certas Doenças Neurológicas e Psiquiátricas (ex. Demências; Parkinson; Depressão Major; Doenças Bipolar; Psicose Esquizofrénicas, entres outras) que originam disfunções cognitivas.
A Neuropsicologia Clínica dedica-se ao estudo da interação entre o Cérebro e as suas Funções Nervosas Superiores (a Memoria, a Atenção e Concentração, a Linguagem, o Pensamento Lógico e Abstrato, o Raciocínio e o Cálculo Mental, a capacidade de Planeamento e as Funções Executivas), investigando a relação existente entre determinada área do Cérebro lesionada ou com defeito Funcional e o aparecimento de uma alteração patológica específica do foro Cognitivo, Emocional e Comportamental da pessoa. É um tipo de intervenção articulada com a família ou prestadores de cuidados do paciente tendo em consideração o seu contexto social e cultural. Este tipo de intervenção é comparável a um Exame Complementar de Diagnóstico, podendo integrar-se na fase de diagnóstico e/ou de decisão terapêutica do seu médico assistente (Médico de Família, Neurologista, Psiquiatra ou outro…) e essencial num processo de Reabilitação Cognitiva. É um tipo de Consulta muito útil e requerida, ainda, em processos médico-legais, como os pedidos de Reforma e Atestados de Incapacidade mental.


A avaliação neuropsicológica constitui-se num exame clínico, aliado a outras ferramentas diagnósticas, tais como a observação do comportamento, relatos da família do doente e aplicação de instrumentos psicológicos, como inventários e outros testes. A informação recolhida permite a formulação de hipóteses de trabalho para uma seleção das estratégias adequadas para a avaliação que se segue. Esta, por sua vez, permite identificar perturbações das funções mentais superiores: atenção, orientação, memória, linguagem, execução e inteligência. Podem ser alvo de avaliação doentes com condições médicas, psiquiátricas ou do neurodesenvolvimento, assim como noutras situações que envolvem alterações cognitivas ou da aprendizagem, algumas destas secundárias a traumatismos cranianos ou acidentes vasculares cerebrais. A avaliação neuropsicológica é o primeiro passo para a elaboração de programa com vista à estimulação ou reabilitação ao identificar as áreas cognitivas com maior dano e, a partir daí, elaborar o melhor plano de tratamento.

Consulta

Prço por consulta – 120€ , inclui no mínimo 2 sessões, se necessário mais 1 sessão mantém o valor e relatório.

Dra Emília Lucas

Marque já a sua consulta

Copyright by Global_Mind 2018. All rights reserved.