Avaliação Psicopedagógica: Quando as crianças apresentam dificuldades nas suas aquisições escolares.

August 31, 2020 0
000.jpg?fit=1200%2C675&ssl=1

Avaliação Psicopedagógica: Quando as crianças apresentam dificuldades nas suas aquisições escolares. 

As dificuldades de aprendizagem não devem ser ignoradas ou encaradas como algo passageiro. Se o seu filho demonstra dificuldadepersistentes na aprendizagem da leitura, escrita, raciocínio numérico, ou ao nível da atenção e irrequietude motora excessiva, procure um profissional para avaliar e identificar o seu perfil de aprendizagem.  

Não espere pelo “clique”, não espere que passe, porque enquanto espera a frustração da criança aumenta, a sua autoestima diminui e a resistência à aprendizagem instala-se.  
A avaliação psicopedagógica é o ponto de partida para identificar as necessidades educativas específicas da criança. As sessões de avaliação vão permitir realizar um levantamento detalhado das dificuldades, que podem estar a provocar o insucesso escolar.  
Mais especificamente, serão avaliados formalmente os diversos aspetos envolvidos na aprendizagem, recorrendo a provas estandardizadas. Assim, a avaliação psicopedagógica contempla a avaliação do desenvolvimento intelectual, das funções atencionaisdo perfil de autorregulação comportamental, assim como a avaliação ao nível dos desempenhos das diferentes aprendizagens como a leitura, escrita e o raciocínio lógico-matemático. Adicionalmente, são também recolhidos dados com recurso a entrevistas semiestruturadas aos pais, professores, bem como a outros técnicos que trabalhem com a criança e ainda possíveis registos de observação.  
Por fim, toda a informação recolhida permitirá identificar as áreas mais fortes e as áreas mais frágeis do perfil cognitivo e de aprendizagem da criança. 
Consequentemente, a interpretação contextualizada desses resultados possibilitará ao técnico especializado elaborar um plano de intervenção individualizado e adequado à criança, no sentido de dar resposta às suas necessidades educativas específicas 
Esta avaliação deve ser feita sempre por um psicólogo especializado na área e, caso a problemática assim o exija, deve existir uma colaboração com outros técnicos (por exemplo, terapia da fala). 

Tem dúvidas sobre este tema, ou outros ligados às aprendizagens, autorregulação comportamental e atencional? Contacte-nosiremos esclarecer todas as suas questões e orientá-lo na melhor direção. 

Escrito por: Dra. Joana Marques
Psicologa Educacional

Newsletter

Copyright by Global_Mind 2018. All rights reserved.