Psicologia Educacional

April 8, 2019 0
Psicoogia-educacional.monte_.belo_.saude_.globalmind.jpg?fit=576%2C864&ssl=1
A Psicologia Educacional é o ramo da Psicologia que se dedica à compreensão e intervenção nos processos de ensino-aprendizagem.
A aprendizagem é um processo contínuo, um percurso que iniciamos desde o nascimento e desenvolvemos ao longo da nossa vida. Assim, o Psicólogo Educacional intervém em vários contextos educativos e com populações com idades distintas. O seu papel assenta em quatro eixos estruturais: prevenção, avaliação, intervenção e investigação. De um modo geral atua para potenciar a aprendizagem e na atenuação ou eliminação das barreias ao processo de aprendizagem. Intervém a nível individual, grupal, institucional ou comunitário, nas seguintes situações:
• Em casos de insucesso escolar (em situações pontuais ou prolongadas);
• Promove métodos e estratégias de estudo regulares e eficazes;
• Avalia e intervém nas dificuldades de aprendizagem específicas;
• Promove estratégias que potenciem o desenvolvimento cognitivo, como a atenção, memoria, percepção, raciocínio e o desenvolvimento afectivo e social (autonomia, personalidade e comportamento);
• Promove programas de desenvolvimento vocacional (escolar e profissional);
• Intervém com as famílias no desenvolvimento de programas de competências parentais, na partilha de informação, sensibilização e treino de competências;
• Desenvolve programas de formação de docentes de forma a clarificar problemáticas específicas e intervir numa lógica de prevenção.

Se identifica alguma destas situações, o Psicólogo Educacional pode ajudar. Fale connosco.

Escrito por: Drª. Susana Sardinha

Newsletter

[mc4wp_form id="1806"]

Copyright by Global_Mind 2018. All rights reserved.