Estimulação Cognitiva em Grupo

March 8, 2019 0
Artigo.jpg?fit=300%2C300&ssl=1
“Nos últimos anos, vários estudos de investigação têm tentado responder a esta questão. Á medida que se sucedem várias investigações, verifica-se que a combinação da abordagem farmacológica com a estimulação cognitiva em pessoas com demência apresenta ganhos no retardar da evolução da doença e na melhoria da qualidade de vida dos doentes e seus familiares” 
Sofia Neves ( 2017)

Programa de  em grupo

Campo de acção:

O programa de estimulação incide, principalmente, na memória, pois é das primeiras capacidades alteradas nos processos de envelhecimento e demência. No entanto, porque outros deficits são importantes e por vezes lhes estão associados, intervém também na atenção, na linguagem, na capacidade viso-espacial e na associação de ideias. É preciso estimular a pessoa a estar atenta ao que vê, ao que ouve e a reter a informação na sua globalidade.

 

Objetivos:

As perturbações cognitivas têm impacto no desempenho da vida diária, pelo que a estimulação cognitiva tem como objetivo principal promover a funcionalidade e autonomia nos seus destinatários. Por se tratar da aplicação de um programa em grupo este permite, secundariamente, a partilha de estratégias mais adaptativas e proporciona a facilitação de momentos de convívio.

 

Destinatários:

O programa de estimulação cognitiva destina-se a um grupo de pessoas que experienciam alguma dificuldade ou perda cognitiva, que possa estar a interferir com o funcionamento diário, como por exemplo, problemas com a memória.

 

Avaliação e selecção:estimulação 

O programa de estimulação cognitiva envolve um contexto amplo de intervenção que é desenhado a partir de um protocolo de avaliação. Indispensável para o desenvolvimento do programa, a avaliação incluí instrumentos específicos que nos ajudam a identificar os deficits e as capacidades preservadas do doente, sendo aplicada no início e final do programa. Esta avaliação permite, ainda, selecionar os elementos do grupo a beneficiar do programa. Este deve ser mais homogéneo possível nos deficits apresentados.
Excluem-se elementos que apresentem humor gravemente deprimido/ ansioso e síndromes demenciais graves.

 

Calendarização

Inicio: Abril 2019
Dias: Sábados das 14 às 15:30
Número de sessões: 20
Número de participantes por programa: 6
Valor de cada sessão por participante: 15 Euros
Local: Rua Mouzinho de Albuquerque nº 1 A  – 2910-710 Setúbal (Monte Belo Norte)
Organização:  Monte Belo Saúde, Consultórios
Não espere mais! Inscreva-se

Copyright by Global_Mind 2018. All rights reserved.